A tecnologia e a escola
Ao ler o texto percebe-se a necessidade de colocar em discussão um tema que chega com força aos meios de comunicação: o uso da informática como instrumento de aprendizagem nas escolas. O presente texto nos permite refletir sobre a informática inserida na prática escolar. O uso das tecnologias na educação passa, de tempos em tempos, por movimentos de mudanças como a utilização do rádio, da TV aberta ou a cabo, do vídeo e, recentemente, dos meios digitais no contexto escolar e em programas de educação à distância. Os computadores chegam à escola como a novidade que vai incentivar e motivar o aprendizado. Primeiramente, muitas instituições realizam, com ótima qualidade e eficiência, seus planos pedagógicos e utilizam as melhores metodologias de aprendizagem. Entretanto, infelizmente, é comum ver que as instituições se baseiam na premissa de que o mercado exige a inserção da tecnologia no contexto educacional e que essa deva ser rápida como forma de não se perder uma posição de qualidade frente aos concorrentes. Todavia, não basta à inserção da tecnologia, mas seu sentido dentro de um currículo, este sim, cada vez mais significativo para a sociedade e o aluno.
Nos dias atuais o contato com informática é quase diário, pois se retira dinheiro do caixa, usa-se o telefone, até o ato de lar um jornal é um contato com a informática, com a tecnologia. Então o ato de não estar ao lado de um computador, não significa que não temos contato com a tecnologia.
O mesmo acontece na escola, na educação onde temos escolas que não possuem sala de informática, mas seus alunos utilizam dessa tecnologia, onde possuem computador em casa. Sabemos que os alunos possuem o acesso a TV, a internet e isso o levam a construir conhecimento, onde às vezes trazem informações inaproveitáveis, mas ai entra o papel do professor como facilitador entre as informações e os alunos.
Mas como ser mediador desse conhecimento se muito que acontece é que o aluno entende mais de tecnologia que o professor, onde o governo fornece as escolas computadores antigos menos avançado do quer o aluno possui em casa. Como podemos aceitar?
É preciso que essa análise do uso de tecnologia nas salas de aulas presenciais ou virtuais seja feita por meio de um bom planejamento estratégico, o qual é extremamente necessário para a inserção da tecnologia em qualquer área, mas principalmente na educacional. Nesse planejamento, devem ser contemplados: a mudança cultural que os indivíduos (alunos, funcionários e professores) irão sofrer e um estudo dos objetivos e metas educacionais. O centro do debate não deve girar em torno da opção de uso da tecnologia mais adequada e sim da relação de aprendizagem que alunos e professores estabelecem mediados por esse instrumento tecnológico.
Sabemos que a informática é um recurso no processo ensino aprendizagem , sem do possível trabalhar com os alunos diversas atividades e idéias novas onde a aula tradicional é substiuida por uma aula que desperta interesse nos alunos
A questão central é, e continuará sendo, a formação de alunos que possam exercer sua cidadania a partir dos conhecimentos, da visão crítica da realidade e das habilidades de leitura, escrita, da comunicação e do pensamento científico. Para que se tenha sucesso ao implantar um programa de uso de tecnologia na educação que faça sentido e seja efetivo, é necessário que não deixem de lado as reais finalidades da educação e entendam que a entrada da tecnologia na escola deve ser feita interagindo com as peças em que se sustentam o processo de ensino e aprendizagem: a escola, o currículo, os gestores escolares, alunos e professores, os espaços de formação e o projeto político pedagógico.
Creio que as mudanças estão acontecendo, não de forma satisfatória, pois o processo de capacitação e adequação das escolas esta muito devagar e nós como futuras pedagogas envolvidas com a educação não podemos deixar que a educação continue nesse processo lento, mas sim lutarmos pela tecnologia e informatização das escolas e das salas de aula.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O editorial ficou bom, traz uma boa argumentação relacionada com as idéias discutidas do texto do Nelson Pretto. Só precisam cuidar um pouco mais da escrita, em alguns momentos o texto está confuso, faltando ser organizado para ter mais coerência e facilitar a compreensão do leitor.
The Top Casino Slots in North America - MapYRO
The Top 하남 출장샵 Casino Slots in North America · Slots by BetRivers 당진 출장안마 · 경주 출장샵 Play Free Slots Online · Play 제주도 출장샵 Online Slots Games 목포 출장샵 · Vegas Slots Online.
Postar um comentário