Respostas:
1) O professor fazia a leitura da matéria, os alunos escutavam e ninguém podia conversar, o estudo era uma repetição onde o aluno estudava por obrigação. A escola evita mudanças é contra a tecnologia.
2) O professor é a pessoa que orienta o estudo, e o aluno tem autonomia para pesquisar, a sala de aula é então um ambiente de troca de construção de conhecimento. Os alunos têm motivação para aprender. A tecnologia é então um recurso para estimular a aprendizagem.
3) Nesse paradigma o professor deve atuar como orientador de estudo, ele tem o dever de estimular o aluno a querer saber mais e motivá-lo a buscar respostas. Ele pode utilizar a tecnologia com instrumento para estimular o aprendizado.
4) Por volta da 4ª séria tinha uma professora que era muito brava, então na sala só ela falava todos deviam permanecer calados, e também de um professor de biologia que nas provas as respostas deviam estar exatamente como ele passou. Já hoje temos professores que nos estimulam a pesquisar, assim como nossa professora de informática que além de nos ensinar a usar a informática à nosso favor também faz com sejamos autônomas em nossas pesquisas. E nossos outros professores também mantém em suas aulas um bom diálogo, e nos incentivam à utilizar a tecnologia, a fazer pesquisas, orientam nossas pesquisas.
5) Estamos vivendo em constantes mudanças, e a informática está muito presente em nosso cotidiano. A educação é processo contínuo de construção do conhecimento, devemos então deixar claro que a informática deve nos servir dependendo da nossa necessidade e que é responsabilidade nossa as conseqüências. Saber trabalhar com a informática permite à pessoa ter autonomia para realizar seu trabalho, o indivíduo pode criar usar, transformar, porém não sem desconhecer os perigos e desafios, esses valores devem ser pensados em virtude dos avanços que a informática pode proporcionar e cabe à escola saber trabalhar com o conhecido e o novo.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom, percebi que refletiram sobre o texto e conseguiram trazer os exemplos solicitados. Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.
Postar um comentário